Conheça algumas dicas para arrumar emprego nos Estados Unidos. Veja como aumentar suas chances de realizar o sonho de trabalhar no exterior.
Conseguir um emprego nos EUA pode ser uma tarefa árdua e difícil. Existem inúmeras burocracias que dificultam os estrangeiros na procura e conquista por vagas. Se você é persistente e não abre mão desse sonho, separamos aqui os caminhos que você pode percorrer pra que tudo dê certo.
Dicas para trabalhar nos EUA
Selecionamos 8 dicas fundamentais para encontrar e conquistar vagas de emprego no EUA.Conheça-as
-
Inglês fluente
Esta é a dica mais óbvia, porém de extrema importância. Falar a língua nativa é imprescindível na procura por empregos nos EUA. Podemos dizer que em alguns lugares não é necessário ser fluente. Entretanto, dependendo da carreira que você deseja concorrer, isso é um requisito fundamental. Estude muito e prove que você conseguirá se virar no país. Lembre-se que os EUA só abrem portas para bons profissionais e a melhor forma de mostrar isso é se comunicando perfeitamente.
-
Tente se mudar para os EUA como um estudante
É preferível para o país empregar cidadãos nativos, por isso é tão difícil conseguir uma liberação para se trabalhar nos EUA. Uma dica legal é mudar-se como um estudante. Encontre um curso que tenha um período razoável e aproveite esse tempo para fazer seu networking. Conheça pessoas e vivencie novas experiências, assim ficará muito mais fácil de encontrar um emprego posteriormente.
-
Visto de trabalho
Pesquise sobre os vistos de trabalho. Nos EUA existem inúmeros tipos de vistos, que denominam a área de trabalho, período, residência, dentre outras informações. Ao estar próximo da oportunidade de emprego, é necessário que se saiba qual o tipo ideal para o seu caso. Em sites do governo americano você encontra informações detalhadas sobre esses tipos de vistos. Atente-se a essa dica para arrumar emprego nos Estados Unidos, pois sem ela será impossível concretizar sua estabilidade legal no país.
-
Pesquise as cidades americanas
Já imaginou chegar nos EUA e não ser nada daquilo que imaginou? Pois é, muitas pessoas acabam passando por essa experiência. Antes de se mudar, tente pesquisar quais são as cidades mais indicadas ao seu perfil. Dependendo da sua profissão, você conseguirá decidir-se entre cidades grandes ou menores. Além disso, leia sobre o custo de vida de cada uma, pois não se deve esquecer de programar-se quanto a renda.
-
Encontre um lugar para ficar
Sair do Brasil sem ter onde ficar no exterior pode ser uma baita de uma dor de cabeça. Tenha certeza para onde vai se mudar. Procure por moradias com aluguel baixo ou se tiver algum conhecido nos EUA, tente pedir uma ajudinha para se acomodar por um tempo. Se você já está com a vaga certa, procure por lugares próximos ao trabalho, para não dificultar sua vida logo de cara.
-
Organize-se
É comum casos em que os candidatos não estão preparados na hora do processo seletivo ou contratação. Aconselhamos ter em mãos todos os tipos de documentos, pois assim ameniza ocorrências no momento de acertar as burocracias. Além disso, elabore com antecedência os currículos e as cartas de apresentação. Lembrando que os americanos não gostam muito de “currículos genéricos”, ou seja, preferem por currículos segmentados, que demonstram características e experiências voltadas a vaga pretendida.
-
Sites de Busca
Para encontrar uma vaga de emprego, existem inúmeros sites americanos que reúnem diversas oportunidades. Procure por aquelas que você possui os requisitos mínimos e que são ofertadas nas cidades de sua preferência. Os sites mais conhecidos são: SimplyHired, Indeed, Jobs in Usa e LinkedIn.
-
Comece do baixo
Uma forma de agilizar seu início no mercado de trabalho americano é encontrando empregos mais populares. Começar trabalhando por baixo é excelente para quem está sendo introduzido na cultura do país. Portanto, procure por vagas de atendentes, garçom, serviços gerais, babás, bartender, entre outros.
Essas são apenas algumas dicas para arrumar emprego nos Estados Unidos. Se você preferir e tiver condições, selecione uma agência aqui no Brasil para que eles resolvam grande parte da burocracia exigida.
Fonte: Via Carreira